domingo, 22 de outubro de 2017

Com hat-trick de Memphis Depay, Lyon goleia e volta para a parte de cima da tabela

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Sem seu principal jogador, OL faz o jogo mais tranquilo da temporada e pode dormir na 4ª colocação na tabela




Duas ótimas vitórias consecutivas e contra times grandes. Era isso que o Lyon precisava para iniciar uma boa sequência de jogos. Venceu o Monaco, pela Ligue 1, e depois bateu o Everton, fora de casa, na Liga Europa. O Troyes era a cereja do bolo para depois receber o Metz em casa, com treinador demitido e, quem sabe, somar quatro vitórias consecutivas. Será que era possível? O foco do time certamente era este, tudo, claro, para conseguir somar pontos e ficar nas cabeças da competição.

Contudo, o Troyes, obviamente, queria jogar água no chope do Lyon. O técnico Jean-Louis Garcia contou com o retorno de duas peças chaves para o seu lado defensivo esquerdo. Charles Traoré e Christophe Hérelle estavam de volta ao time e já retornaram com cadeira cativa na titularidade. O grande problema para o professor do ESTAC era as ausências dos experientes Darbion e Nivet, que acabava comprometendo o time em qualidade. Entrando em campo com três vitórias, três empates e três derrotas, assim ficou armado o Troyes:




O Lyon precisou poupar. A sequência de jogos envolvendo Ligue 1 e Liga Europa tem começado a comprometer o aspecto físico do elenco. Justamente por isso, Tete e Fekir não estavam em campo neste domingo. Ambos sentido dores, contudo, não ficaram de fora da relação e assistiam a partida do banco, a disposição de Bruno Génésio. Em tom de comemoração, Mariano Díaz e Jérémy Morel retornavam de lesão e reassumiam suas posições no elenco titular. Abaixo você vê como ficou armado o OL no 4-3-3:




Logo no comecinho do jogo, o Lyon já queria mostrar quem mandava em campo e o Troyes, obviamente – até mesmo pelo seu estilo de jogo – dava campo pro OL. Pelo lado direito, logo aos 2’ de jogo, N’Dombélé tinha a bola dominada entre dois defensores e conseguiu um passe por cima, de cavadinha, achando Rafael entrando na área. O brasileiro cruzou rasteiro e Memphis só não completou pois a zaga cortou, antecipando a assistência.

A segunda boa chegada do Lyon aconteceu dez minutos depois, aos 12’. Em jogada pela direita, Rafael deu um passe muito longo e com a bola quase saindo, Aouar conseguiu busca-la, mesmo com a proteção do defensor. Quando saiu carregando ela, foi derrubado e o árbitro François Letexier acabou marcando falta, aquela melhor que um escanteio. Na cobrança, Memphis até conseguiu antecipar o goleiro no primeiro pau, mas finalizou pra fora.

A primeira boa chance criada pelos donos da casa aconteceu aos 16’ de jogo. Morel tentou fazer um corte e acabou cometendo falta na meia lua da entrada da área. O árbitro não só marcou falta como também distribuiu um cartão amarelo para o defensor do OL. Na cobrança de falta, Khaoui conseguiu deslocar Lopes – que sequer tentou pular na bola. Mas o chute acabou batendo na haste que segura a trave atrás do gol. Boa chance.

Com um Lyon ligeiramente melhor em campo, o gol parecia ser uma questão de tempo. Faltava só um maior cuidado com o último passe e um pouco mais de paciência com a bola, já que a ausência de Fekir era importante. E foi trabalhando a bola que o primeiro gol saiu. Em troca de passes que envolveu N’Dombélé, Aouar e finalmente Marçal, o brasileiro foi até o fundo pela esquerda e cruzou para Bertrand Traoré empurrar para as redes antes de Samassa tentar defender e empurrar para as próprias redes. 1 a 0!

Depois que marcou o gol, o Lyon conseguia tocar a bola com muito mais paciência. Mas não era um toque de bola ofensivo. Era o estilo de jogo para trabalhar taticamente e deixar o cronômetro correr. E quando isso não ocorria e o Troyes tinha a bola, eles não conseguiam criar nada. Ou seja, o OL tinha controle total do jogo e mesmo sem criatividade, parecia mais próximo do segundo gol do que o ESTAC do empate.

Até o final da primeira etapa, o jogo se manteve nesse patamar: domínio do OL e o Troyes perdido quando recuperava a bola. O time de Jean-Louis Garcia até tentou através de uma bola parada no finzinho, mas não conseguiu sequer fazer com que Anthony Lopes aparecesse na tela da TV. Definitivamente, o treinador do ESTAC iria para o intervalo com muito trabalho no vestiário.

Contudo, os conselhos de Garcia parecem não ter surtido efeito para o segundo tempo. Nenhum dos times mexeu no intervalo e, obviamente, o Lyon voltou melhor, assim como tinha sido no primeiro tempo. Com quatro minutos da etapa final, N’Dombélé recuperou uma bola no campo de defesa, partiu pro ataque sobe vigia de três adversário e, mesmo assim, achou Memphis entrando sozinho na esquerda. O holandês recebeu, cortou pro meio e só colocou no canto de Samassa. 2 a 0!

O Troyes parecia não ter ambição dentro do gramado. Não conseguia nem tentar mudar a proposta do jogo, mesmo perdendo por 2 a 0. Meio de campo aberto, defesa exposta e muitos, muitos erros de passes. Era quase calamitosa a situação do time da casa. Dessa forma, o OL fazia sua partida mais tranquila na temporada. Quase marcou o terceiro quando Marçal achou Mariano entrando no bico da área. O dominicano passou por dois defensores e finalizou no goleiro.

O terceiro gol do Lyon saiu de uma ótima jogada de Mariano Díaz. Ele carregou a bola na intermediária do ataque chegou até perto da entrada da área e foi derrubado. O juiz deu sequência ao lance, que sobrou nos pés de Memphis Depay para guardar no ângulo, sem chances para Samassa. Era o 3º do OL na partida e o segundo do holandês. Jogo fácil para os comandados de Génésio.

Jean-Louis Garcia só mexeu após o 3º gol. Colocou Ben Saada e Suk nos lugares de Grandsir e Niane. Não deu um minuto depois, Memphis saiu sozinho em contra-ataque. Ele avançou com muita velocidade e passou como quis por Samassa. Na hora de finalizar, três defensores entraram na frente dele e Hérelle acabou tirando com o braço. Pênalti e expulsão. O próprio Memphis cobrou e marcou um hat-trick. 4 a 0!

Khaoui saiu do Troyes depois do gol sofrido. Deu lugar a Giraudon para recompor a defesa. Depois disso, Bruno Génésio fez duas trocas, colocando Ferri e Cornet para as saídas de Tousart e Traoré. Pouco depois, foi Aouar quem saiu para a entrada de Maolida. Foi só ali, perto dos 35’ do segundo tempo que o Troyes teve sua segunda chance no jogo, quando Dingomé tabelou com Suk e o sul-coreano acabou finalizando ao lado do gol de Lopes, sem sustos.

Já perto do finalzinho do jogo, o ESTAC conseguiu criar mais uma chance. A mais perigosa do time em todo o jogo. Ben Saada recebeu bola na entrada da área e bem de primeira, num sem pulo incrível. A bola entraria no ângulo se Lopes não buscasse com uma defesa de cinema. Mas quem também fez uma boa jogada foi Maolida, quase na sequência. Ele recebeu na no meio de campo, passou em velocidade por toda a defesa e finalizou. Samassa defendeu, mas deu rebote. Mariano Díaz pegou, segurou, driblou e finalizou para gol. 5 a 0. Era a tampa do caixão!

O Lyon agora enfrenta o Metz – que acabara de demitir o técnico Philippe Hinschberger. O jogo será no próximo domingo (29), às 11h do horário de verão de Brasília. A partida é válida pela 11ª rodada da Ligue 1. Até lá!

FOTOS: L'Equipe / olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:

Traoré (0-1):

Memphis (0-2):
Memphis (0-3):

Memphis (0-4):

Mariano Díaz (0-5):


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário