domingo, 17 de dezembro de 2017

Lyon vence o “Choc des Olympiques” e quebra a invencibilidade de nove jogos do Marseille

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Além do mais, a vitória por 2 a 0 também consolidou o primeiro jogo do OM sem marcar gols nessa atual edição da Ligue 1



Uma rivalidade que foi construída ao longo do tempo. O Olympico, ou "Choc des Olympiques" é o duelo entre Olympique de Lyon e Olympique de Marseille e que, de certa forma, movimenta duas das maiores torcidas francesas. Além do fator clássico, também tinha o fator "tabela da Ligue 1". Os dois entravam em campo com 35 pontos e travando um duelo a parte pela busca da 2ª colocação. O Monaco, que também é outro que está no bolo, já venceu na rodada e ultrapassou ambos nessa briga de três por um segundo lugar. A responsabilidade para ambas as equipes era somente uma: vencer!

Comemorando 30 anos de sua maior torcida organizada, os "Bad Gones", o Lyon entrou até com uniforme comemorativo, com um selo da torcida no centro do peito. Além disso, também marcava a despedida do treinador de goleiros, Joël Bats, que depois de 17 anos de clube, vai se transferir para o Montreal Impact, do Canadá. Já em campo, a grande novidade era a ausência de Memphis Depay, ausente por opção. Começava no banco de reservas e dava espaço para o jovem Aouar jogar. Além disso, não muitas novidades pelo Génésio. Veja como ficou:




Já pelo outro Olympique, o de Marseille, Rudi Garcia tinha debaixo dos braços uma vantagem das mais interessantes: o clube entrou em campo carregando uma invencibilidade de nove jogos seguidos e vinha com o objetivo claro que colocar água na festa lionesa. O treinador também tinha poucos desfalques, com apenas Kamara e Sertic ausentes, que já eram jogadores que não são considerados titulares. Dessa forma, com o quarteto interessante formado por Thauvin, Payet, Ocampos e Germain, o OL teria que ter muito cuidado com a força do rival. Olha como ficou escalado o OM:




O gramado ainda tomado por muitas fumaças de sinalizadores, os times ainda nem muito aquecidos e o Lyon logo abriu o placar, com apenas seis minutos de jogo. Fekir e N'Dombélé se prepararam para cobrar uma falta na região intermediária. O capitão do OL decidiu bater direto. Não cobrou bem, pôs pouca curva na bola, mas quando ela chegou até Mandanda, o quique da bola enganou o experiente goleiro, que engoliu um frangaço! 1 a 0, logo cedo.

Com um time bem experiente, o Marseille não sentiu o gol sofrido e praticava um futebol de igual para igual. Quase conseguiu o empate, também de forma precoce, quando Payet descolou um belo cruzamento de escanteio, do lado direito do ataque marselhês. Ele conseguiu achar Rami sozinho dentro da área do OL e, de cabeça, finalizou forte para Lopes fazer uma mágica defesa no canto. Bela ação do goleiro do Lyon.

Aos 24', em mais uma cobrança de bola parada, o Lyon apareceu com chances de marcar. Foi uma cobrança de escanteio onde Nabil Fekir colocou na área e ninguém apareceu para fazer a conclusão. De repente, Mariano Díaz chegou de qualquer maneira na bola e com o corpo empurrou em direção ao gol. Lá estava Mandanda, desta vez, para fazer boa defesa. No contra-ataque, o OM tentou algo, mas o brasileiro Marcelo acabou evitando duas finalizações seguidas.

Enquanto Fekir era quem criava pelo Lyon, o Marseille tinha Payet para fazer as vezes da criação do seu time. E também em bola parada, mais uma vez possibilitou a tentativa de empate e, outra vez, desperdiçada por um zagueiro. Em cobrança de falta, com bola cruzada na área, Payet colocou na cabeça do português Rolando, que acabou chegando sozinho, assim como Rami mais cedo, e jogou por cima do gol de Lopes.

Aos 37', do primeiro tempo, Payet seria mais uma vez o percursor das criações do OM. Dessa vez, ele apareceu pela esquerda e em bola rolando. Cruzou rasteiro pra área, Germain não alcançou e Ocampos bateu de primeira. Lopes se esticou todo, caindo pra direita e efetuando mais uma belíssima defesa. No rebote, Morel tentou cortar e acabou chutando a bola no próprio braço. Nada marcado pela arbitragem.

Durante todo o restante da primeira etapa, o Marseille dominava o jogo. O OL tinha muita dificuldades para sair do seu campo de defesa. Seus atacantes abertos pelos lados  - Cornet e Aouar - eram pouco acionados, assim como Mariano Díaz, que precisava buscar o jogo até o meio de campo e nada conseguia fazer. Enquanto isso, o OM pressionava de todas as formas, mas era parado por Marcelo, Tousart, Tete e Lopes - que faziam boa partida.

Já na volta do intervalo, tudo diferente... ou igual! Depende muito do ponto de vista. O Lyon voltou melhor, bem melhor - essa era a diferença. Igual pois o OL marcou mais uma vez no comecinho da etapa, assim como foi no primeiro tempo. Primeiramente, um gol anulado. Cruzamento de Fekir, finalização de Mariano e Tete, no rebote, em posição de impedimento, completou. Anulado. No lance seguinte, Mariano finalizou e Mandanda fez uma defensa monstruosa. No rebote, Cornet cruzou de trivela e o mesmo Mariano fez de cabeça! 2 a 0!

A rápida reação do Lyon no jogo, que terminou o primeiro tempo mal, mas voltou totalmente recuperado, quebrou os planos de reação de Rudi Garcia, que logo depois do segundo gol, acabou mexendo rapidamente por duas vezes. Primeiro, Ocampos deu lugar para Mitroglou. Pouco tempo depois, foi a vez de sair Zambo Anguissa - que fez um bom jogo - e entrou o jovem Maxime Lopez. Depois dos 25' do segundo tempo, também colocou Sanson e tirou Germain.

Já com o 2 a 0 na vantagem, o Lyon cozinhava o jogo. Era diferente daquilo que acontecia no primeiro tempo. Dessa vez, parecia mais estudado. OL parava as incursões do adversário em faltas programadas e não deixava o Marseille criar muitas oportunidades. Ainda assim, Sanson, logo depois de entrar, conseguiu uma bola da entrada da área e fuzilou a trave direita de Lopes, quase diminuindo a vantagem do Lyon.

Enquanto o OM tentava pressionar novamente e o OL jogava de forma muito defensiva, Bruno Génésio buscou sua primeira alteração. Colocou Jordan Ferri e tirou Mariano Díaz. O atacante saiu bastante chateado com a troca. Minutos depois, Memphis Depay era quem aparecia e Tanguy N'Dombélé - que teve uma atuação muito voluntariosa, deixava o gramado. Lyon jogando sem o homem de área para os últimos dez minutos de jogo.

Logo assim que Memphis entrou, ele logo acionou um belo contra-ataque para o Lyon. Pelo centro, ligou com Cornet pela direita. O franco-marfinense entrou pelo meio e soltou um foguete, para boa defesa de Mandanda. O goleirão deu rebote e o próprio Memphis apareceu para completar. Na finalização, acabou pegando um sem-pulo de primeira de desperdiçou a chance com o goleiro caído.

Já perto do fim do jogo, Génésio foi para sua última alteração, tirando Fekir e colocando Ferland Mendy. Mesmo nos últimos segundos, o Marseille quase fez o seu de honra. Primeiro com Luiz Gustavo, de fora da área. Uma pancada de canhota evitada por Lopes. Na sequência, após escanteio, o goleiro português evitou mais duas vezes em belas defesas, decretando o fim do jogo.

Já na próxima quarta-feira (20), o OL volta aos gramados da Ligue 1. O adversário será o Toulouse, em jogo válido pela 19ª rodada da competição, partida que encerra o primeiro turno do torneio. O duelo será no Stadium Municipal de Toulouse. Até lá!

FOTOS: Reprodução-Twitter da Ligue 1 / olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário