domingo, 18 de fevereiro de 2018

Lyon domina primeiro tempo, desanima, e acaba sofrendo o empate contra o Lille

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Brasileiro Luiz Araújo foi um dos responsáveis pela mudança de postura dos Dogues neste 2 a 2




Foram três derrotas consecutivas. O Lyon não conseguiu segurar o Bordeaux, Monaco e Rennes na sequência da Ligue 1. O confronto hoje era contra um time no play-off do rebaixamento: no Stade Pierre-Mauroy, o OL enfrentava o Lille. Os dois times em crise, claro que cada um ao seu estilo. Um querendo fugir da zona maldita e outro tentando reconquistar as vitórias. No confronto entre muitos brasileiros, a expectativa de cada uma das torcidas era apenas uma: a vitória! Só isso interessava para ambos os lados.

Jogando em seus domínios, o ex-técnico do Saint-Étienne – maior rival do OL – Chrsitophe Galtier foi pra campo em um 4-3-3. Com um time bastante jovem e inexperiente até mesmo inexperiente, os Dogues tinham apenas um desfalque: o lateral direito Malcuit. Como ponto forte, o LOSC tinha o meio de campo formado com os brasileiros Thiagos: o Mendes e o Maia. Além deles, uma rápida frente de ataque, com Pepé de um lado e El Ghazi de outro, com Mothiba fechando o trio. Abaixo, você consegue ver como ficou escalado:




Bruno Génésio, por sua vez, tinha dois desfalques para o jogo e eram dois nomes importantes. Kenny Tete, com dores no joelho e Cornet, sentindo a panturrilha sequer viajaram para Lille. Além deles, o treinador decidiu poupar dois nomes para o confronto: Fekir e o zagueiro brasileiro Marcelo. Pela sequência seguida de jogos e pelo duelo importante na próxima quinta, eles começavam no banco. Dessa forma, quem ganhava mais oportunidades no time titular eram Memphis Depay e Jordan Ferri, hoje, titulares. Veja como ficou:




Mesmo jogando fora de casa, o Lyon mostrava-se no início do jogo uma equipe mais organizava. Ditava o jogo e conseguia dominar os setores do meio de campo e de ataque. Mas tinha dificuldades para ir mais longe. A ausência de Fekir já era claramente sentida nos primeiros minutos. O amplo domínio do OL era apenas na posse de bola e isso não significava que o Lille não chegava, muito pelo contrário. Os Dogues, ligados no jogo, incomodavam quando podiam.

Aos 17’ de jogo, o Lyon conseguiu sua primeira grande oportunidade na partida e, talvez, também tenha sido o primeiro lance de perigo do jogo como um todo. O OL acionou o contra-golpe pelo lado direito e Traoré recebeu na entrada da área, sem marcação, conseguiu prosseguir um pouco e arriscou dali mesmo. A bomba só faltou precisão. Passou por cima do gol de Mike Maignan. Boa chance!

Quando parecia que o jogo seguiria bem morno, o Lyon ligou sua força. Em jogada construída por Ndombélé no meio de campo, ele achou o rápido Memphis Depay avançando pela esquerda. Ele sambou pra cima da marcação e bateu cruzado, com um chute venenoso. Mike Maignan conseguiu defender, mas acabou soltando. Com muita esperteza e agilidade, Bertrand Traoré apareceu ligeiro para apenas tocar pro gol. 1 a 0!

Com o placar desfavorável, o Lille sofreu mais uma queda minutos depois. Com 28’ de bola rolando, o ponta esquerda El-Ghazi caiu em campo pela terceira vez, sentindo fortes dores na coxa direita. Ele mesmo pediu a alteração e acabou dando a vaga para o brasileiro Luiz Araújo. Sendo assim, mais um brasileiro em campo: eram cinco naquele momento da partida. Lille não mudava sua formação tática.

Já aos 37’, o Lyon criou nova oportunidade. Pelo lado esquerdo do campo, Memphis Depay faz um samba do lado direito, chama todo mundo pra dança e finaliza a jogada cruzando pra área. Lá, Traoré quase desvia, mas a bola passou pelo lado esquerdo do gol. Na resposta, o Lille atacou no lance seguinte. E foi com o recém-chegado em campo, Luiz Araújo. Ele recebeu, cortou pro meio e bateu para Lopes fazer uma plástica ponte e agarrar firme.

Já no finzinho do primeiro tempo, o Lyon conseguiu mais um gol. A jogada, novamente, foi construída pelo lado esquerdo e não passou pelos pés de Memphis Depay. Quem criou tudo ali foi, incrivelmente, o volante Tousart. Ele passou como um corredor, entrou na área e tocou para Marçal. O lateral rapidamente viu Traoré no centro da área que só teve o trabalho de girar e concluir em gol: 2 a 0!

Na segunda etapa, quando parecia que o Lyon ia ter campo livre para somente impor seu futebol, nada disso aconteceu. Galtier, certamente, deu uma ajeitada no vestiário e os Dogues vieram com mais força para a etapa final. Apertava o OL no seu campo de defesa e conseguia criar boas chances a ponto de em alguns momentos assustar de vez o goleiro Anthony Lopes. Definitivamente, o Lille era outro.

Aos 20’ da segunda etapa, o bom trabalho que o Lille faria depois do intervalo foi recompensado. Em jogada pela esquerda, Thiago Maia passou como quis, lançou Luiz Araújo que, entre dois, conseguiu entrar em diagonal na área e fez o passe para Nicolas Pépé. Ele apareceu antecipando a zaga e concluindo em gol, no canto direito da meta de Anthony Lopes, que se esticou todo e não alcançou.

O Lyon continuava apertado, mas buscava um pouco mais o jogo e quase ampliou quatro minutos depois. Em excelente jogada pela direita, Rafael ganhou no físico e avançou até o limite do campo. No fim da jogada, ele tocou para trás e achou Mariano Díaz. O centroavante dominou antes de mandar um foguete na trave. Logo depois, duas trocas no jogo. O Lyon mexeu colocando Mendy no lugar do próprio Rafael. No Lille, Soumaré substituía Thiago Maia.

Perto dos 35’ do segundo tempo, os dois times trocavam novamente. O Lyon, em sua segunda alteração, colocando Aouar no lugar de Ferri. Os Dogues iam de Ezequiel Ponce e tirava Thiago Soumaoro. A resposta foi praticamente imediata. E para o Lille. O time da casa, primeiramente, conseguiu chegar com Luiz Araújo pela esquerda. No físico, venceu a defesa e chutou rasteiro, forçando Lopes a salvar com os pés. Na sequência, em escanteio, o mesmo Luiz Araújo pegou da intermediária e mandou um foguete no cantinho esquerdo de Lopes: 2 a 2!

Já perto do fim, o Lyon no desespero pelo empate inacreditável, mexeu pela última vez. Fekir, que era pra ser poupado deste jogo, acabou indo para campo. Quem deixava o gramado era Ndombélé, que não estava em um bom dia. Enquanto isso, já quase desesperado, o OL buscava mais um gol. E ele quase aconteceu anos 42’. Memphis Depay cruzou na área e Mariano Díaz apareceu de carrinho no segundo pau, concluindo na trave.

Enquanto o Lyon avançava em desespero, o Lille já era mais calmo no jogo. Com Luiz Araújo e Pépé bem acessos e sendo acionados sempre em movimentos de ataque, o OL estava mais próximo de tomar do que fazer o 3º gol. Uma atuação pavorosa no segundo tempo que, de forma justificada, a torcida pedia a demissão de Bruno Génésio nas redes sociais. Mais uma vez na temporada o Lyon deixava pontos escapar por falta de foco, planejamento tático e erros de comando.

Agora, as atenções do Lyon se voltam novamente para a Liga Europa. Depois de somar uma expressiva vantagem por 3 a 1 no jogo de ida, o OL agora viaja até a Espanha para fazer o duelo de volta dos 16 avos de final da competição contra o Villarreal. A partida será na próxima quinta-feira (22), às 15h do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: L'Equipe / olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário